O Projeto

O projeto Cinema Nômade leva uma sequência de filmes com aulas-debates para comunidades, escolas e centros culturais da cidade de São Paulo, com uma programação específica e direcionada para cada grupo etário, de crianças a idosos.

“O objetivo do Cinema Nômade é trazer longas-metragens que fazem repensar os modos de existência em sociedade e a condição humana. Filmes, portanto, que nos oferecem novas compreensões da realidade, como verdadeiras fábricas de visão."

Para alcançar este propósito, o filme é sempre precedido de uma análise antes de sua exibição. Durante a projeção, que é feita de forma descontínua, cada fragmento exibido do filme é intercalado com análise e conversação. Esse formato oferece uma fruição em forma de aula, um aprendizado sobre a construção da obra, possibilitando vencer gradualmente a cada fragmento exibido, através de questões localizadas, as dificuldades mesmo das obras mais complexas, ricas em pensamentos e sensações que ultrapassam o senso comum. Esse procedimento conta com a participação ativa da plateia. “O objetivo destas análises e do debate, - longe de procurar por uma verdade idealizada da obra ou pelo ideal de uma forma verdadeira -. é levar o público a descobrir o que separa o pensamento da capacidade própria de apreender e utilizar as forças criativas que existem em todos nós”.
A primeira fase do projeto terá 48 apresentações em comunidades, escolas públicas ou equipamentos públicos. Todos os eventos serão registrados em vídeo e seu conteúdo ficará acessível para toda a população gratuitamente. “A sociedade atual passa por uma crise de criatividade, que por vezes a obriga a responder com reformas precárias aos problemas da miséria, exclusão, violência e decadência de valores, sem transpor as causas desses males. Daí a importância de criarmos dispositivos para reabrir um campo crítico e criativo de percepção e uso das sensações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário